Modelo Terapêutico
Caracterização
A Comunidade Terapêutica da CRTT segue o programa terapêutico, oficialmente reconhecido, do Modelo Minnesota e tem protocolos celebrados com o IDT para 20 camas convencionadas.
O Modelo Minnesota aplica o programa dos doze passos dos grupos de ajuda mútua, AA e NA, a uma estrutura de tratamento. Este modelo foi implementado pela primeira vez no estado do Minnesota nos EUA, constituindo as bases da abordagem multi-disciplinar do problema.
Este método de trabalho assenta no princípio dos grupos de encontro e de auto-ajuda, terapia racional emotiva, psicologia transaccional, palestras e filmes didácticos, com a finalidade do indivíduo adquirir uma consciência das implicações da sua doença, adquirindo consequentemente uma responsabilização pela sua recuperação.
Este processo ocorre num meio terapêutico altamente estruturado e funcional, tendo como objectivo a responsabilização do doente pela recuperação da sua doença e a abstinência total do consumo de substâncias capazes de provocar oscilações artificiais do estado de humor/comportamento do indivíduo.
Critérios de Admissão
São admitidos, na nossa clínica, elementos de ambos os sexos, masculino e feminino, para serem inseridos em comunidade terapêutica seguindo o programa terapêutico adoptado pela nossa instituição; o Modelo dos doze passos - o Modelo Minnesota.
Objectivos
O objectivo do Programa Terapêutico é que qualquer pessoa que o realiza possa chegar a adquirir um alto grau de autonomia pessoal e uma capacidade de decisão, que esteja baseada na liberdade e não na dependência, assim como um alto nível de responsabilidade. O não consumo de nenhuma substância é uma condição indispensável para que o indivíduo possa desenvolver todas as suas potencialidades, e possa realizar um trabalho de reestruturação a nível pessoal, familiar e social.
O principal objectivo da Comunidade Terapêutica é fomentar o conhecimento pessoal. Este processo alcança-se mediante a mudança de um estilo de vida individual e comunitário entre as pessoas que, com um interesse comum, trabalham unidas para se ajudarem a si mesmas e às outras.
De um modo geral, as metas do tratamento podem ser definidas em:
- Tomar consciência do consumo de drogas e da sua dependência;
- Integração num meio favorável à mudança de atitudes/comportamentos;
- Adquirir um conhecimento suficiente dos seus problemas e dificuldades pessoais, desenvolvendo as capacidades e habilidades necessárias para realizar um processo pessoal dirigido a alcançar um estilo de vida satisfatório;
- Ser uma pessoa autónoma;
- Conseguir um equilíbrio entre o pessoal, o familiar e o social;
- Potenciar um processo de maturação;
- Atingir o equilíbrio entre os desejos, os sentimentos e o seu pensamento, e a capacidade de eleger e de tomar decisões.
Período de Permanência
O Programa encontra-se dividido em duas fases, com a duração de seis meses, no final das quais é feita uma reavaliação dos progressos alcançados pelo adicto e do seu sistema de suporte social fora da Comunidade, existindo a possibilidade de prolongar o mesmo por um período a acordar, dependendo do caso particular em questão.
Reconhecendo a necessidade de um Follow-up a fim de minimizar o risco de recaída, após a conclusão destas duas fases de tratamento, a CRTT disponibiliza de um programa de Pós-Tratamento, que é uma fase muito importante para a consolidação da sobriedade e tem a duração mínima de um ano, durante o qual se realizam grupos semanais com suporte terapêutico.